Produtividade para pequenas empresas: 6 dicas para ter qualidade e produtividade no trabalho

Conseguir conciliar produtividade e qualidade de vida dentro de uma empresa não é fácil. Ainda mais quando falamos em pequenas empresas, por esse motivo, separamos algumas dicas para você trabalhar motivado e gerar melhores resultados dentro da sua empresa.

Conseguir conciliar produtividade e qualidade de vida dentro de uma empresa não é fácil. Ainda mais quando falamos em produtividade em pequenas empresas, que possuem equipe reduzida e finanças limitadas. Por esse motivo, separamos algumas dicas para você trabalhar motivado e gerar melhores resultados dentro da sua empresa.

1. Identificar a produtividade em pequenas empresas

Analisar as particularidades da sua empresa, ter claro como se dá essa relação e como funciona cada processo é fundamental para que a organização tenha um bom desempenho. O tamanho da empresa pode influenciar nessa relação, mas empresas pequenas também são capazes de aumentar a produtividade com qualidade.

Para entender o nível de produtividade necessária no trabalho é preciso:

  • Relacionar a quantidade a ser produzida
  • O tempo de produção
  • O número de funcionários

Cada produto demanda um tipo de raciocínio, tem um nível de qualidade e a necessidade de um número específico de profissionais.

Outra questão a ser considerada é que nem sempre produzir mais é o melhor a ser feito, os resultados atingidos dependem de todo o processo e se o foco for apenas a quantidade, coisas como a qualidade do produto podem ser impactadas.

Lembre-se que como você oferece seu serviço ou produto é como você será lembrado pelo mercado. Por isso, tenha sempre em mente que um processo de produção de alto nível do começo ao fim, que alinhe qualidade para os funcionários e produto, é o que mais conta para o seu sucesso. 


2. Canais de comunicação

A comunicação é peça chave no bom funcionamento de qualquer empresa. Certifique-se que a comunicação entre todos da empresa está em dia. Falhas e ruídos nesse processo podem gerar erros que além de incômodos, causam atrasos e prejuízos à empresa.

Tenha certeza que todas as áreas estejam alinhadas e que todos sejam ouvidos, muitas vezes ideias simples e eficazes podem surgir a partir do momento que é dada o oportunidade de fala à todos. Foque em uma gestão mais horizontal, agregando as pessoas aos processos.


Algumas ferramentas, plataformas e aplicativos podem ajudar nesse processo, busque por eles e veja qual se encaixa melhor no perfil da sua empresa. Confira algumas ferramentas que podem ajudar na comunicação interna:

Google Drive

Essa ferramenta de armazenamento em nuvem pode agilizar o acesso aos arquivos da empresa por qualquer funcionário remotamente e com controle de permissão.

Slack

Aplicativo de interface simples e intuitivo, que permite a troca de fotos, vídeos e acesso a documentos antigos, além de ter opção de chat. O aplicativo foi desenvolvido para a integração de projetos e pessoas.

Trello

Nessa ferramenta é possível verificar, em tempo real, como andam os processos de produção (utilização do método Kanban) , por meio de um aplicativo ou site. 

Caso não se identifique ou se adapte existem diversas opções que oferecem o mesmo tipo de serviço, basta realizar uma rápida busca para encontrar o que melhor se adapta a realidade da sua empresa. Essas ferramentas podem ajudar na automatização de processos mecânicos e longos, agilizando a produção e otimizando tempo.

Você também pode pensar em um aplicativo próprio, criado de acordo com as necessidades específicas da empresa. Busque orientações com profissionais da área para desenvolver a melhor ferramenta para o seu negócio.


3. Estimule os colaboradores


Os colaboradores precisam sentir o quão valiosos são para a empresa, por isso seus trabalhos devem ser reconhecidos. É muito importante que tenham consciência de sua importância para o funcionamento da empresa, crie um ambiente para que todos se sintam como donos do negócio, dessa forma todos saem ganhando.

Uma empresa motivada proporciona um ambiente harmônico, o que reflete em seus resultados. Ter metas e objetivos claros também facilitam para que os colaboradores entendam o propósito de seus esforços.


4. Servidores, máquinas e equipamentos


O mau funcionamento dos servidores e máquinas pode gerar problemas irreversíveis como vírus, hackers, vazamento de informações e perda de arquivos.  

Proporcionar aos colaboradores equipamentos e servidores de qualidade agiliza processos, evita frustrações e trabalhos serem refeitos. Além de, claro, otimizar tempo.

5. Home office 

Oferecer uma agenda mais flexível e que não demande presença física aos seus colaboradores é uma tendência adotada cada vez mais por empresas que buscam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Pesquisas indicam que trabalhar remotamente é mais produtivo do que presencialmente. Isso está relacionado ao desgaste causado pelo trânsito trabalho-casa. O funcionário já chega na empresa sobrecarregado devido aos problemas encontrados no transporte público ou particular.

Ao utilizar ferramentas e organizar o time para que todos estejam alinhados e consigam acessar os dispositivos da empresa remotamente, seus funcionários se sentirão mais confortáveis. Isso refletirá positivamente nos negócios e na produtividade.

6. Reuniões mais produtivas

Trabalhar remotamente também pode ser uma opção para as reuniões a fim de trazer mais produtividade em pequenas empresas. Muitos negócios têm adotado as vídeo-chamadas para os encontros evitando o desgaste do deslocamento.

Reunir-se com os demais departamentos e com clientes é necessário para o bom funcionamento das empresas, mas é importante manter em mente que o tempo gasto em reuniões pode ser aplicado em outras atividades.

Então, faça reuniões breves. Leve anotações, apresente as ideias de forma clara e objetiva, ou envie com antecedência os tópicos a serem discutidos. Você também pode sugerir que cada um leve suas considerações já prontas para o momento da reunião.

Pequenas empresas, grandes resultados! 

Aplicando essas dicas, você poderá notar melhorias e agilidade nos processos de seus negócios. Consequentemente, a produtividade da empresa aumentará e sucessivamente seus resultados também serão melhores.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Gostou desse artigo? Comente

Sobre Nós

O Finanz faz o trabalho duro e burocrático funcionar de forma simples para você ter mais tempo para focar no crescimento da sua empresa.

Fechar Menu