Profissionalize o seu negócio implantando um sistema de Delivery

Entenda a importância de começar agora mesmo um sistema de delivery para sua empresa.

Seja você um microempreendedor de primeira viagem, mais experiente ou que ainda não é mas sonha em começar, saber reconhecer diariamente que um negócio – seja ele qual for – só perdura quando se leva em consideração as necessidades do cliente, é essencial. 

Nesse texto, entenda a importância de começar agora mesmo um sistema de delivery.

Sabe aquele antigo dito popular, “o cliente tem sempre razão”? Pois é…

Para conquistar os consumidores atuais, cada vez mais exigentes e criteriosos, é de extrema importância a adoção de alguns diferenciais (que, dados os presentes comportamentos de consumo, já nem são tão diferenciais assim), como oferecer outras formas de pagamento que não somente o dinheiro; o uso de redes sociais como uma extensão da loja, a disponibilização de um canal de atendimento que resolva problemas e solucione dúvidas de forma assertiva e rápida, etc. 

Um desses “diferenciais” é o serviço de delivery, que passa a ser gradativamente mais adotado entre as pequenas e médias empresas, independente dos seus nichos. Somente no setor alimentício – principal influenciador no crescimento do serviço -, por exemplo, estima-se um faturamento mensal de R$ 1 bilhão (R$ 12 bi por ano), somente com as entregas, em todo território nacional.  

Esse número, obtido em pesquisa exclusiva realizada pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -, apresentou 12% de crescimento de 2018 a 2019 e a tendência é que esse número dobre em 2020. 

Entre os vários benefícios de se adotar um delivery, os destaques são: 

  • Aumento significativo do faturamento da empresa
  • Maior abrangência de marca
  • Maior visibilidade de marca
  • Explicita aos futuros compradores um maior profissionalismo e, 
  • Destaque diante das concorrências.

Abaixo, confira 7 dicas para começar o seu próprio serviço de delivery e aumentar substancialmente a sua margem de lucro no fim do mês. 

1 – Pesquisa

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que adotar um delivery é muito importante, mas, só se fizer sentido para o seu tipo de negócio. O jeito mais fácil e rápido para descobrir se o seu produto é elegível para delivery é elaborando uma pesquisa.

Mas, calma! Não estamos sugerindo a contratação de uma empresa especializada em pesquisas quantitativas e qualitativas ou a elaboração de um grande e enfadonho formulário para os seus clientes… nada desse tipo. 

Pergunte aos seus compradores – sejam estes recorrentes ou os que estejam conhecendo a sua marca agora – se eles gostariam que você começasse um sistema de entregas. Faça isso no próprio momento da compra, pelas suas redes sociais através de publicações no feed ou no story, enfim, utilize os recursos que você já tem.

Pesquise também sua concorrência. Saber quais produtos entregam e em quais regiões atuam é um passo importante para começar a criar vantagem competitiva. 

2 – Terceirizar ou não?

Pesquisas e feedbacks em mãos? Decidiu por, de fato, iniciar as entregas? Nesse ponto do processo, você deve estar se perguntando: por onde começar? Tem dúvida se vai precisar de veículo próprio ou se é melhor contratar um profissional exclusivo para isso? 

Essas questões dependem exclusivamente de você e do seu tipo de negócio. Você precisa decidir de acordo com os produtos, área de cobertura, infraestrutura, orçamento, enfim, vários fatores que só você pode decidir. 

Se optar por terceirizar o serviço, precisa decidir entre um profissional MEI, uma microempresa ou um serviço especializado. Se o seu negócio ainda está no começo, é bem provável que você ainda não tenha estrutura financeira para a compra ou financiamento de veículo próprio. Nesse caso, opte pela terceirização. Uma empresa especializada pode ajudar a expandir a sua área de cobertura, o que você não conseguiria com apenas um funcionário CLT dirigindo frota própria. 

Use plataformas intermediadoras 

Precisa de uma solução rápida e relativamente barata? Experimente oferecer o delivery através de plataformas digitais intermediadoras. 

  • É um empreendedor do setor alimentício? Teste algumas empresas desse setor que já se consolidam como parte da rotina de muitos brasileiros, como os apps iFood, Rappi, Uber Eats, etc. 
  • Quer entregar outro tipo de produto que não alimento? O Brasil já conta com uma vasta gama de serviços de motoboy online, como os apps Loggi, Motoboy.com, Click Entregas, etc. 

Como escolher entre esses aplicativos? Pesquise sobre taxas, tempo de chegada ao seu negócio, tempo de entrega, leia feedbacks (de outros empreendedores e de consumidores) desses aplicativos em suas redes sociais e páginas de download na Play Store e Apple Store ou teste-os até encontrar o que melhor satisfaz as suas necessidades

3 – Prepare-se 

Antes de contratar qualquer tipo de serviço de entrega, analise todas as variáveis possíveis: financeiras, de logística, de equipe, de mão de obra, estoque, etc. Faça algumas perguntas relevantes: qual será o valor do frete, caso faça as entregas por conta própria? Qual será o valor mínimo para os pedidos? Devo disponibilizar todos os meus produtos para o delivery ou criar um catálogo específico para as entregas? 

O mais recomendado é que, se o seu leque de produtos é muito vasto, deixe um catálogo mais enxuto somente para entregas. Essa é uma forma de, inclusive, se antecipar e otimizar o tempo (um fato muito importante da entrega, dependendo do seu ramo).

Depois de definir algumas taxas importantes, como a de entrega e o de valor mínimo, deixe-as explícitas no momento da contratação do delivery, para não criar uma situação incômoda

4 – Área de cobertura 

A sua área de cobertura deve ser definida de acordo com a sua infraestrutura. Não adianta abranger uma área maior se você não vai dar conta das entregas. Comece distribuindo seus produtos pelo bairro e avance gradativamente.

Um serviço especializado contribuirá para uma abrangência maior, mas, em paralelo, longas distâncias significam maior tempo de entrega. Deixe claro para esses clientes que o tempo poderá ser maior que o considerado normal para regiões mais distantes. 

5 – Aumento da demanda 

Expandindo o seu negócio através do delivery, leve em consideração que, quanto maior a sua área de cobertura, maior começará a ser o número de pedidos, ou seja, haverá um aumento significativo de demanda

Você e o seu negócio estão preparados para esse aumento? Prepare-se de antemão para não abrir precedentes para nenhuma reclamação. Esses feedbacks, principalmente se forem feitos de modo público em suas redes sociais ou em apps de entregas, podem influenciar e muito a decisão final de quem ainda não conhece os seus produtos, por melhores que eles sejam. 

6 – Diferenciais 

Em qualquer tipo de comércio, algumas metas precisam ser traçadas e, uma das principais, é a de que os clientes fiquem cada vez mais satisfeitos com o serviço e com os produtos. Clientes satisfeitos viram advogados da sua marca e são mais suscetíveis à falar sobre você para conhecidos. 

Como deixar o seu comprador apaixonado pela sua marca? Que tal investir em alguns diferenciais no Delivery? Eles podem ser pelo lado financeiro (frete grátis para compras acima de um valor determinado) ou material (brindes, embalagens caprichadas, bilhetinhos escritos à mão agradecendo pela compra). 

7 – Pós-venda 

Um dos maiores erros do empreendedor atual é acreditar que, após a entrega, o fluxo de compras está encerrado. Nesse momento, só depende de você fazer ou não com que esse consumidor volte a comprar

Peça feedback sobre o produto adquirido e o serviço de entrega em questão. Além de mostrar que você se preocupa com a qualidade do seu empreendimento, você ainda conseguirá aplicar as sugestões ou reclamações nas próximas entregas, melhorando o atendimento e expandindo os negócios ainda mais. 

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