Quem é o sacador avalista?

Sacador avalista é um dos termos que — muitas vezes — aparece no boleto bancário, mas você sabe o que significa? Nós te explicamos!

Pode parecer um pouco confuso e até mesmo soar estranho, mas para quem trabalha com boletos bancários, esse termo é bem comum, embora muitos não saibam de fato o que significa.

Como explicamos em outro artigo*, o cedente/beneficiário é quem irá receber o valor de um boleto pago. O beneficiário do pagamento pode ser uma pessoa física ou jurídica.

No entanto, quando a pessoa ou negócio utiliza uma empresa intermediária para emissão dos boletos, como o FINANZ, o cedente passa a ser essa empresa intermediadora

Por exemplo: você vai emitir um boleto para o seu cliente através do FINANZ. O sacado/pagador continua sendo a pessoa física ou jurídica para qual aquele boleto foi enviado, ou seja, o seu cliente.

Já no campo do beneficiário constará que é a INOVASIE IT SOLUTIONS INFORMÁTICA LTDA com seu respectivo CNPJ. É aí que entra o sacador avalista! 

Sacador avalista: entenda quem é! 

Dessa forma, quem aparece como sacador avalista é você ou sua empresa. No campo do sacador avalista aparece os seus dados (ou do seu negócio), já que quem deve receber por esse valor posteriormente é você. Então: 

QUEM PRECISA EMITIR UMA COBRANÇA(Sacador avalista)QUEM INTERMEDIA A COBRANÇA E O PAGAMENTO (Cedente/beneficiário)QUEM PAGA O BOLETO(Sacado)
Você ou sua empresa.A gestora de cobranças. O FINANZ. O sacado. Seu cliente. 

Cuidados na emissão de boletos 

1. Utilize sites de procedência confiável 

Muitas pessoas mal intencionadas se escondem atrás de sites prometendo realizar a emissão de boleto para pessoas físicas a preços extremamente baixos ou até mesmo sem custo, mas, na verdade querem roubar seus dados para usar na aplicação de golpes.

Por esse motivo, confira sempre a segurança e autenticidade do site. Além disso, também cheque com outras pessoas se há reclamações e se alguém já utilizou a ferramenta.

2. Confira os dados

O sacador avalista e o cedente precisam tomar alguns cuidados na hora de emitir um boleto para evitar confusões. Por isso, é sempre importante verificar: 

  • Seu nome ou nome da sua empresa aparece como sacador avalista?
  • O CPF e/ou CNPJ está correto ?
  • Seu endereço (CEP) está certo?

Checar esses dados é de extrema importância, pois informações incoerentes podem gerar sérios problemas na compensação do boleto. Dificultando o recebimento do valor devido do título. 

Emissão de boletos através do FINANZ

Quando você emite um boleto através do FINANZ, esses são os dados que devem aparecer no boleto: 

Cedente/Beneficiário 

INOVASIE IT SOLUTIONS INFORMÁTICA (detentora do FINANZ)

Sacador/Pagador

É o seu cliente, a quem o boleto é destinado para pagamento. Os dados que devem constar são: nome, CPF e endereço.

Sacador avalista

São os seus dados ou da sua empresa. Os dados que devem constar são: nome, CPF ou CNPJ e endereço. 

Dessa forma, sempre que algum boleto for emitido através do FINANZ, aconselhamos que você e seus clientes se atentem para o cedente/beneficiário, caso os dados não sejam da INOVASIE, entre imediatamente em contato conosco, pois você pode ter sido vítima de uma fraude de boleto bancário.

Quais as vantagens de usar um sistema de gestão de cobranças para emissão de boletos?

Como citamos acima, o sacador avalista precisa tomar alguns cuidados ao emitir boletos para não ser vítima de fraudes. Então, para aqueles que precisam emitir cobranças, utilizar um sistema de gestão para emissão de boletos ajuda não só nisso, mas em vários outros fatores. Confira! 

1. Facilidade para emitir cobranças  

Vender um produto ou serviço e ainda ter que ficar responsável por emitir e controlar as entradas e saídas de pagamento pode demandar muito tempo, sem contar na burocracia na hora de negociar a emissão de boletos junto ao seu banco. Para poupar tempo e emitir boletos com facilidade e rapidez, o sistema de gestão de cobranças é fundamental.  

2. Profissionaliza o seu negócio

Se você está começando e ainda recebe os pagamentos via transferência bancária ou cheque, utilizar um sistema que faça a emissão de boletos traz mais profissionalismo para o seu trabalho.

No FINANZ, por exemplo, você pode disponibilizar uma página de pagamento personalizada para o seu cliente. 

3. Ajuda a aumentar suas vendas 

Oferecer uma forma de pagamento transparente que traz benefícios e segurança para o cliente ajuda a aumentar suas vendas. Uma vez que o cliente que não tem conta em bancos ou cartão de crédito irá dar preferência para você que emite boletos. 

4. Reduz custos 

Reduzir custos é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Pensando em aumentar a sua lucratividade e em diminuir o gasto do seu cliente, o boleto é a solução ideal. No entanto, negociar o valor de um boleto bancário no seu banco, pode parecer mais complicado do que se imagina, com altas taxas e cobranças em qualquer ação que seja realizada naquele boleto (por exemplo: baixa, alterações, etc.).

Já que outras formas de receber o pagamento como a TED (Transferência Eletrônica Disponível) são mais caras e geram mais gastos. 

Por exemplo, se você não emite boleto e pede para o que eu cliente faça uma transferência, além de não conseguir fazer a cobrança por meio de um protesto caso ele não pague na data combinada, uma TED pode chegar a custar até R$ 17,00 (dezessete reais) dependendo da instituição bancária. 

5. Aprimora a gestão do seu negócio

Autônomos, empreendedores e administradores de empresas precisam ter um controle financeiro para que o negócio possa crescer ainda mais. Por isso, automatizar processos como a administração de cobranças geradas e o envio de lembretes de cobranças pendentes e/ou vencidas ajudam a otimizar o tempo.

É esse o trabalho que um sistema de cobranças faz para você. Além de tudo, o sistema também permite que você visualize o rendimento do seu negócio para tomar decisões mais precisas. 

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Gostou desse artigo? Comente

Sobre Nós

O Finanz faz o trabalho duro e burocrático funcionar de forma simples para você ter mais tempo para focar no crescimento da sua empresa.

Fechar Menu